Campanha ajude a Biblioteca comunitária - uma iniciativa brilhante!

quinta-feira, 14 de março de 2013



Boa noite gente!!!
Tudo bem com vocês?




      Então, hoje eu resolvi fazer um post aqui no blog, falando de um projeto bem interessante aqui de Florianópolis. É a Biblioteca Comunitária da Barra da Lagoa, criada pelo morador do bairro Wagner dos Santos que surgiu quando ele tinha apenas doze anos. 

      É um projeto super sério e interessante, que quer levar para todas as pessoas o acesso aos livros. Conheço bem o idealizador do projeto e embora não acompanhe a muito tempo a biblioteca, pois não moro no bairro, sempre me surpreendi com todos os exemplares e com as histórias de superação. 

     Porém, no momento o projeto vem passando por dificuldades grandes. O espaço é insuficiente para o número de obras, as condições não são as melhores. Acontece que nos últimos dias, a biblioteca recebeu uma notificação da Secretária Municipal da Educação. Em entrevista exclusiva, Wagner nos passou trecho do ofício assinado pelo Secretario e Vice Secretário, que recebeu em sua casa, e permitiu o uso do mesmo no nosso blog. 
Confiram:

Sr. Wagner o Sr. esta ciente de que a biblioteca que montou é em um espaço irregular inapropriado para menores, pois é um Bar noturno, e a estrutura é totalmente improvisada, corre risco de desabamento. Infelizmente para evitar futuros problemas você terá de regularizar o espaço, pois se não isso poderá acarretar em uma multa seguido de processo, multa esta que pode atingir a casa dos R$ 200.000,00. Enquanto o espaço não passar por reformas estamos fechando o espaço por tempo indeterminado, esperamos que o mais breve possível tudo se resolva para que volte a reabrir este projeto para esta comunidade"


          Como podemos ver neste vídeo e no texto abaixo, o idealizador explica a situação do local. O problema é o descaso com o projeto. A Secretária entrou em contato para proibir o uso do local até que ele fosse regularizado, porém sem apoio algum, isso não é possível. O local não está em condições de abrigar os livros, é verdade, mas não é apenas isso. É incrível ver como os livros, a educação ficam em segundo plano. Wagner entrou em contato com a Secretária Municipal da Educação, porém não obteve respostas e recorreu à televisão. E depois de um tempo recebe este aviso. Será apenas coincidência? 
            Os responsáveis pelo projeto já estão regularizando a situação do local, mas isso irá mudar realmente a situação da Biblioteca? Será que as pessoas irão frequentar mais o local? Será que com a regularização do espaço, a Biblioteca receberá apoio da Secretária Municipal da Educação? Um projeto tão interessante não pode ser deixado de lado desta maneira. É muito simples criticar o projeto e fechá-lo, sem ao menos responder aos pedidos de ajuda e divulgação da equipe da biblioteca. 
Abaixo temos o trechos retirados do site da biblioteca contando como foi a trajetória do projeto até agora. 



"Em 2005 um garoto de apenas 12 anos de idade resolve por brincadeira montar um projeto que mais tarde se tornaria bem conhecido, uma biblioteca na área de sua casa com apenas 40 exemplares. O tempo foi passando e as pessoas que não conheciam o espaço não visitavam a sua biblioteca por ser em um terreno de família e por haver cachorros soltos; o projeto que o garoto criou para a comunidade não estava sendo usado como deveria ser. Cansado dessa situação Wagner resolveu levar a biblioteca em diante e começou a arrecadar livros com seus familiares para mudar de lugar, alcançado 140 exemplares começou a expor na frente da casa de seus avos, mas tinha um problema, o espaço era descoberto e por isso quando o tempo mudava de repente Wagner tinha de sair correndo atrás dos livros para não molharem e ainda atrás daqueles que voavam em virtude dos ventos fortes"


"Entusiasmado, Wagner não levou tempo, e montou com as cadeiras e mesas do bar prateleiras improvisadas para expor os livros que ele possuía; cinzeiros viraram suporte, uma geladeira virou armário para guardar o caderno e o livro de visitas da biblioteca e assim continuou o trabalho para a sua comunidade. As mudanças ocorreram imediatamente e com isso vieram as reportagens. Para divulgar o espaço Wagner entrou em contato com as emissoras de tv de sua região para ajudar nesse trabalho. Por ser dentro de um bar noturno despertou-se interesse das mesmas, com isso o garoto atingiu sua meta que era divulgar o projeto e assim ele fosse utilizado da forma que deveria, e com isso começaram também as doações de livros, só da UFSC o projeto recebeu 500 exemplares e graças a eles conseguiu construir um acervo bacana para aqueles que visitavam."

Hoje o espaço é pequeno demais para expor tantos livros, no momento o acervo é de 5.000 exemplares, mas por ser dentro de um bar, não podem ser disponibilizados para a comunidade. A biblioteca passa por dificuldades como qualquer outro projeto, mas até que ponto um projeto desses pode ir?


Fotos de alguns dos livros armazenados em local impróprio devido à falta de espaço


 


 

Logo da Biblioteca
            Em 28 de Agosto de 2008 uma tempestade que atingiu a região da Barra da Lagoa derrubou metade da biblioteca fazendo com que mais de 100 obras de escritores consagrados viessem a se perder como as dos escritores Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Manuel Bandeira entre outros. No mesmo ano seu projeto recebeu um prêmio na categoria Especial do Instituto Guga  kuerten (IGK) onde com o valor doado pode comprar os materiais e reparar o prejuizo do espaço e ainda realizar 3 carreatas do Papai- Noel nas comunidades da Barra da Lagoa e Rio Vermelho com distribuição de balas e brinquedos para as crianças carentes, nada mais lindo do que ver um sorriso no rosto delas, e na comunidade do Rio Vermelho foi muito emocionantes ver que as crianças choravam pedindo aos seus pais para ver o Papai- Noel (nessa comunidade não há uma carreata com distribuição de lembranças). O projeto procura levar sempre um sorriso para todos e principalmente para as crianças carentes, pois são elas o futuro de nosso País e por isso visitamos também o Lar Recanto do Carinho realiza um trabalho incrível.

Trechos retirados do site da Biblioteca


A seguir, o projeto completo, com todas as informações. 


Dados de Identificação:
Nome do Projeto: Associação de Livros e Leitura da Barra da Lagoa (ALLBL)
Responsável pelo Projeto: Wagner de Souza dos Santos

Justificativa:
A sociedade atual tem grande preocupação pela retomada da leitura, por crianças, adolescentes e adultos, daí a necessidade de que a nossa comunidade da Barra da Lagoa tenha um espaço de convívio, aprendizagem para o desenvolvimento intelectual e cultural de seus moradores.
A Biblioteca inserida em nossa comunidade possibilitará o desenvolvimento de diversas atividades na área educacional e de lazer, tornando o local onde vivemos e os seres humanos que ali convivem, em pessoas consideravelmente melhores, mas conscientes e comprometidos com a comunidade em que estão inseridos.
Ao acreditar na importância de uma biblioteca que se elaborou este projeto e por acreditar no imensurável poder que as palavras têm em transformar as pessoas em seres humanos melhores.
Objetivo Geral:
Ajudar de maneira geral a comunidade da Barra, a ampliar seus conhecimentos de modo em que possamos aprender e também tenham consciência de seus direitos.
Objetivos Específicos:
Oportunizar a troca de experiências e informações atualizadas para ampliar os conhecimentos dos frequentadores da biblioteca.
Fazer com que crianças, adolescentes e adultos, através da leitura percebam-se como parte integrante da comunidade em que vivem.
Aumentar a consciência dos frequentadores da biblioteca que através da leitura eles poderão transformar a comunidade em que vivem.
Criar a oportunidades de conhecimento através de atividades lúdicas com os frequentadores da biblioteca.
Público Alvo:
A comunidade em geral da Barra da Lagoa e os turistas que frequentam a Barra durante a temporada de verão.
Metodologia:
Na biblioteca estão previstos varias atividades durante ano. Temos projetos em andamento dentro da biblioteca como o Cinema na Biblioteca (amostra de filmes gratuitos em sala separada), Reforço Pedagógico (com saídas de campo), entre outros não citados.
Os nossos leitores que nos visitarem poderão contar com um amplo espaço com mesas, cadeiras e ainda necessitarem disponibilizaremos de um atendimento rápido para não haver nenhum tipo de constrangimento.
Criada em 2005 em um espaço desagradável onde já estamos lutando para melhorar. Por tempo indeterminado esta atendendo dentro de um Bar Noturno onde pessoas deixam de visitar por bebidas estarem a mostra, mas as pessoas que conhecem nosso projeto acham interessante e por isso atendemos, hoje, pessoas com deficiências físicas, crianças e adultos nos visitam com o passar do ano. Por necessitar de um espaço de lazer e leitura foi criada esta biblioteca para cultivar a leitura na Barra que não tem acesso fácil a leitura.
Recursos Humanos:
Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Florianópolis, órgãos e instituição ligados a leitura, meios de comunicação ( jornais, revistas, rádios, emissoras de tv) as escolas e a iniciativa privada e Governo do Estado.
Recursos Materiais:
Materiais de construções, prateleiras, telefones, computador, impressoras, papéis, ármarios, mesas, cadeiras e de mais itens para a viabilização do trabalho.
Avaliação:
As atividades desenvolvidas na biblioteca serão acompanhadas e avaliadas através de relatórios semanais onde serão registrados movimentos significativos dos trabalhos realizados pela entidade (BPBL).
Realizaremos eventos no decorrer do período, tais como palestras, cursos, peças teatrais, coreografias, etc. Todos ligados ao tema e ao número de participantes serão o total de pessoas que frequentam a biblioteca.


Considerações:
Sabendo das limitações da mente humana, suas ideias, vontades, desejos e objetivos, assim iremos nos aperfeiçoar através da leitura obtendo conhecimentos.  

Quer saber mais sobre o projeto e saber como ajudar? Acesse o site: Biblioteca da Barra. Lá vocês irão encontrar o link para assinar a petição e também as reportagens feitas sobre o projeto. 


As fotos apresentadas no post foram retiradas do arquivo pessoal da biblioteca.


Equipe Literaclub

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Literaclub 2012. Blogger Theme by Nymphont.