Crônicas de Gelo e Fogo - Parte I: Apresentando o autor, o início e crescimento da série

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Boa tarde galera! Hoje nós vamos começar com um post sobre a série que tem conquistado milhares de leitores. Vamos falar sobre, nada mais, nada menos que Crônicas de Gelo e Fogo (conhecida pelos leigos como Game Of Thrones - nome do seriado adaptado da mesma).

Na verdade, nós (eu e o Pablo) vamos dividir o tema em quatro partes, para que os posts não fiquem muito extensos.

Crônicas de Gelo e Fogo - Parte I: Apresentando o autor, o início e crescimento da série 
Crônicas de Gelo e Fogo - Parte II: Apresentando as casas e personagens  
Crônicas de Gelo e Fogo - Parte III: Apresentando o enredo dos cinco livros
Crônicas de Gelo e Fogo - Parte IV: Apresentando a série de TV - Game Of Thrones 

Bom, vamos começar com a primeira parte?


 Crônicas de Gelo e Fogo - Parte I: Apresentando o autor, o início e crescimento da série


O autor - (site)

Conhecido como Martin, seu nome completo é George Raymond Richard Martin. Nasceu em 20 de setembro de 1948 na cidade de Beyonne, Nova Jersey. Roteirista e escritor de fantasia/ ficção científica. Fez novelas, livros infantis e a conhecida série A Song Of Ice and Fire - As Crônicas de Gelo e Fogo, no Brasil.
Iniciou sua carreira de escritor em 1970 com contos de ficção científica, um 
deles foi rejeitado 42 vezes! 
       

Não podemos esquecer de A Morte da Luz, seu primeiro livro do autor lançado em 1977 e apenas recentemente no Brasil. E também o livro Ruas Estranhas, que é uma coletânea de histórias organizadas por Martin.    

Martin trabalhou na televisão em  The New Twilight Zone e Beauty and the Beast
O autor já foi descrito como o Tolkien americano, e eu concordo plenamente, embora eu ache que Martin tenha desenvolvido um livro mais cheio de intrigas, mistérios, traições onde cada parágrafo deva ser lido com atenção e onde cada frase se encaixa, já Tolkien é algo mais poético, mas maravilhosamente bom. Martin criou mundos, idiomas, casas, um universo inteiro onde o leitor pode se perder, se apaixonar e se deliciar com intrigas e romances, batalhas e casamentos. 

Bom, mas agora vamos falar sobre a série de fantasia épica Crônicas de Gelo e Fogo que já virou série de TV exibida pelo HBO, que aliás terá a terceira temporada lançada no dia 31 de março de 2013.
  
          Inicialmente pensada para ser uma trilogia (hoje a série conta com cinco livros lançados e mais dois em projeto), Martin começou a escrever o primeiro livro em 1991 e ele foi lançado apenas em agosto de 1996 (nos EUA). Game Of Thrones, ou A Guerra dos Tronos em português tem 591 páginas na edição brasileira da editora Leya. 


          O segundo livro, A Fúria dos Reis foi lançado em novembro de 1998 - EUA, já A Tormenta de Espadas o terceiro livro em 2000, o Festim dos Corvos em 2005 e Dança de Dragões em 2011. Como sempre, nós brasileiros demoramos para receber os livros traduzidos. O primeiro volume foi lançado apenas em 2010 e ainda com a tradução portuguesa que deixou a desejar, mas com uma obra de capa surpreendente. O segundo e terceiro volume da série foram lançados em 2011, já o quarto e o quinto em 2012, este último traduzido pelo Estúdio Sabiá e com muitas melhoras. 



Os livros também ganharam uma versão pocket (muito linda)no Brasil e o primeiro volume uma HQ



E não podemos deixar de acrescentar algo breve - já que abordaremos na quarta parte o assunto - sobre o seriado de grande sucesso e ganhador de vários prêmios: Game Of Thrones


A primeira temporada foi lançada em 17 de abril de 2011 e teve filmagens principalmente na Irlanda do Norte, Croácia e Islândia.  A primeira temporada foi indicada Primetime Emmy Award de melhor série dramática e o Globo de Ouro de melhor série - dramaPeter Dinklage venceu o Emmy e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante. Também conquistou o Emmy de melhor desenho de créditos principais.


A segunda temporada foi lançada em 1 de abril de 2012


Acho que é isso gente, se vocês gostaram, aguardem as próximas partes. No próximo post do nosso Especial Crônicas de Gelo e Fogo, vamos abordar as principais casas e os personagens da série, ou pelo menos alguns deles, já que são muitos.









0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Literaclub 2012. Blogger Theme by Nymphont.